SiG Portal

ISO TS 22000
Fumigação para o embarque, controle fitossanitário em cargas alimentícias e embalagens de madeira
O tratamento fitossanitário é uma ação de defesa aplicada através da fumigação por algumas empresas credenciadas no Ministério da Agricultura – MAPA, com o objetivo de assegurar a isenção de pragas em produtos vegetais e embalagens de madeira, paletes, madeiras de pearão de cargas, com produtos fitossanitários autorizados. Para isso, o MAPA credencia as empresas que podem imprimir a Certificação Fitossanitária da NIMF 15 da FAO (ISPM 15 – FAO) referente ao tratamento que foi utilizado.
Publicado em 11/03/2015
Gestão da Qualidade também poderá ser certificada dentro do FSSC 22000
FSSC 22000 decidiu adicionar um módulo separado para a certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade do alimento (SGQ), com base na ISO 9001, à sua estrutura de auditoria e certificação atual.

Esse apêndice vai dar às organizações a possibilidade da empresa ser auditada e certificada para a Segurança dos Alimentos e Sistemas de Gestão da Qualidade com a FSSC 22000.
Publicado em 26/01/2015
A proibição de barba e bigode na indústria de alimentos
Volta e meia as empresas para as quais prestamos consultoria nos perguntam: mas afinal, pode ou não usar barba e bigode baseado em legislação? Tem empresas que permitem o uso dos mesmos, desde que cobertos. Outras, são radicais exigem o rosto do seu pessoal lisinho.


Realizei um levantamento dos requisitos legais brasileiros à respeito. Atenção: o mesmo não se esgota e você deve averiguar com autoridade de sua cidade/estado se não estiver citado abaixo, se há algum posicionamento diferente. Observar também regulamentos específicos por segmento:
Publicado em 12/01/2015
Legislação para cloro usado em tratamento de água de consumo humano
Se sua empresa faz captação de água de algum rio, nascente ou poço, é muito provável que seja utilizado cloro como agente de desinfecção desta água. E que critérios são utilizados para adquirir este produto que será usado na água destinada ao consumo humano?
Publicado em 03/02/2015
Publicação da ISO 22004:2014
No início deste mês foi publicada a nova versão da Norma ISS 22004, que provê um guia para aplicação da Norma ISO 22000. Como é de conhecimento geral, a ISO 22004 não é uma norma certificável, e tem caráter somente orientativo, auxiliando na interpretação dos requisitos da ISO 22000, essa sim certificável.
Publicado em 03/11/2014