SiG Portal

GESTÃO
Método das 6 Peneiras para definição de fornecedores críticos ao SGI
O primeiro passo para se estabelecer uma sistemática de Qualificação de Fornecedores (Gerenciamento de riscos), é saber identificar quais são estes fornecedores dentre os vários existentes em sua organização

Diante desta perspectiva, criei uma metodologia que chamo de "O Método das 6 peneiras" para definição de fornecedores críticos para um Sistema de Gestão Integrado sob a ótica das normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, mas que facilmente pode ser adaptada para qualquer norma de gestão.
Publicado em 22/01/2015
Como andam os serviços prestados pelos Organismos Certificadores Credenciados (OCCs) ??? SiG Portal realiza pesquisa...
Lendo, conversando, ouvindo ou simplesmente observando, noto que muito se fala sobre a qualidade dos serviços prestados por todos os Organismos Certificadores Credenciados (OCCs), e sobre quanto o processo de certificação em Sistemas de Gestão gera valor agregado as organizações.

E você Auditado ou Consultor em Sistemas de Gestão, o que pensa? Preencha nossa pesquisa sobre os OCCs com quem trabalha e ajude-nos a "tirar uma fotografia" deste cenário.
Publicado em 06/02/2015
Objetivos, Metas e PROGRAMAS. Entendendo o item 4.3.3 da ISO 14001 e OHSAS 18001.
Este item, aparentemente simples, gera muitas dificuldades nas organizações no momento da implantação de uma Sistema de Gestão baseado nestas duas normas, e consequentemente, no momento em demonstrar o atendimento a este item em uma auditoria.

Enquanto falamos de objetivos e metas, tudo bem..., o conceito é bem entendido. Mas a maior dúvida é quando o auditor questiona: Quais são os PROGRAMAS que sustentam a busca a estes objetivos?
Publicado em 04/02/2015
A Síndrome do Corrimão
Nestas andanças pelos mais variados tipos de organizações, tenho a oportunidade de observar vários tipos de sistemas de gestão, uns mais robustos e outros nem tanto.

Infelizmente, tenho observado que muitas empresas sofrem de um mal que didaticamente chamo de “Síndrome do Corrimão”.
Publicado em 05/11/2014
Conheça as organizações reconhecidas no PNQ 2014
Edição deste ano adotou a 20ª edição dos Critérios de Excelência da Gestão, que permite uma adequação aos diferentes modelos de negócios
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) reconheceu nove organizações na 23ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) pela excelência da sua gestão.
Publicado em 03/11/2014
Por que Qualificar Fornecedores?
Todas as normas de Gestão, seja lá qual o seu foco, possuem requisitos relacionados a fornecedores. O motivo é simples, quando se trata de sucesso empresarial, fornecedores e prestadores de serviços representam os mais variados tipos de RISCOS.

Publicado em 05/11/2014
Custo da Não Qualidade
Vídeo muito interessante sobre o custo da não qualidade. Certos problemas só são levados a sério após as consequências do efeito. Aí já é tarde...
Publicado em 04/11/2014
A sustentabilidade como um tema de segunda classe nas empresas
Intrigada com os recentes desdobramentos da operação Lava Jato, que culminaram com a prisão dos corruptores, me senti tentada a procurar o relatório de sustentabilidade da Camargo Corrêa, Engevix, Galvão Engenharia, IESA, Mendes Junior, Queiroz Galvão, OAS e UTC para ver o que era falado sobre corrupção. Porque, convenhamos, ler missão, visão e valores era piada pronta.
Publicado em 15/12/2014