SiG Portal
 
ISO 14000
Publicado em: 16/04/2015
 
A revisão da ISO 14001
 

A revisão da ISO 14001, uma das normas da ISO mais utilizadas, entrou agora na sua última etapa, a nova versão deverá ser publicada no início de Outubro de 2015.

 

Como está a revisão?

No momento, os especialistas estão chegando ao fim desta fase de análise, e, seguindo uma taxa de aprovação de 92% do último projeto, os especialistas responsáveis pela revisão estão agora trabalhando nos comentários, sendo que a versão final deverá estar disponível em maio.

Por que a ISO 14001 vai ser revisada?

Todas as normas ISO são avaliadas a cada cinco anos para determinar se é necessária uma revisão, a fim de mantê-la atualizada e relevante para o mercado. A futura ISO 14001:2015 irá responder às mais recentes tendências e garantir que ela seja compatível com outras normas de sistemas de gestão.

Quais serão as principais alterações da norma?

As principais alterações referem-se a:

  • Aumento da importância da gestão ambiental dentro de processos de planejamento estratégico da organização;

  • Maior foco na liderança;

  • A adição de iniciativas pró-ativas para proteger o ambiente de danos e degradação, tais como o uso sustentável dos recursos e mitigação das mudanças climáticas;

  • Melhorar o desempenho ambiental acrescentado;

  • Pensamento do “ciclo de vida” ao considerar os aspectos ambientais;

  • A adição de uma estratégia de comunicação;

Além disso, a norma revisada seguirá uma estrutura comum, com os mesmos termos e definições de outras normas de sistemas de gestão, tais como ISO 9001. Isso a torna mais fácil, mais barata e mais rápida para as empresas que utilizam mais de uma norma, além de auxiliar os auditores.

Quem é o responsável pela revisão?

A revisão está sendo conduzida por um comitê técnico ISO chamado ISO/TC 207/SC1, que é composto por especialistas indicados por seus órgãos nacionais de normalização e organizações coligadas.

A organização é certificada na ISO 14001:2004. O que isso significa para mim?

Após a revisão ser publicada, será concedido um período de transição de três anos as organizações para a migração do seu sistema de gestão ambiental na nova edição da norma. Depois deste período de transição, as empresas que optam por certificação de terceira parte terão de buscar a certificação baseada na nova versão da norma. A versão antiga, ISO 14001:2004, e qualquer certificação relacionada a ela não será mais válida.

Fonte: http://www.iso.org/iso/home/standards/management-standards/iso14000/iso14001

 

Eduardo Cezar de Andrade

Auditor Líder, Instrutor e Consultor em Sistemas de Gestão.

KMP Consultoria e Treinamento.

Cel. 11 – 9 83978-152