SiG Portal
 
ISO 14000
Publicado em: 26/01/2015
Por: Edson Gutierrez
 
Sua organização já protocolou o Inventário de Resíduos Perigosos na CETESB? Corra!! o prazo é 31/01.
 

Em São Paulo, o transporte e destinação de resíduos Classe 1 e de alguns resíduos Classe 2, chamados pela CETESB (Órgão Ambiental) de "resíduos de interesse ambiental" deve ser realizado mediante emissão de certificado de aprovação pelo órgão.

Uma vez emitido o certificado (CADRI), o gerador deve se atentar as condicionantes do documento. Uma delas, muitas vezes não observada, e objeto de auditorias na ISO 14001, é a apresentação de Relatório a CETESB até o último dia do mês de Janeiro informando as quantidades e tipos de resíduos perigosos destinados no ano anterior, conforme ilustrado pela figura abaixo.

Não se confunda, a apresentação do Inventário de Resíduos Sólidos até 31/03 conforme requerido pela Resolução Conama 313 não substitui esta necessidade.

 

Atenção!!! Além de observar o prazo, é importante que a organização fique atenta a quantidade destinada no ano em relação a quantidade autorizada pelo certificado (CADRI). Caso sua organização tenha extrapolado a quantidade autorizada para algum resíduo, convém apresentar junto com o relatório as justificativas pelo fato ocorrido e se preparar para uma possível imposição de penalidade pelo órgão ambiental.

 

 
 
Edson Gutierrez
[email protected]
Engenheiro Ambiental
Auditor Líder e Consultor em Sistemas de Gestão - ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000
Coordenador do SiG Portal