SiG Portal
 
ISO 14000
Publicado em: 14/01/2015
 
SiG Portal sorteia vaga em treinamento ambiental - RETP Lei 10.165 de 2000
 

O SiG Portal realizará sorteio entre seus seguidores, de uma vaga no treinamento "IMPLANTAÇÃO DO REGISTRO DE EMISSÃO E TRANSFERÊNCIA DE POLUENTES" a ser realizado pela empresa ECOADVISOR ASSOCIADOS.

 

Interessados no sorteio devem:

1. Estar entre os seguidores do SiG Portal no Linkedin e/ou Facebook;

2. Confirmar disponibilidade e condições de participação na data, horário, local e demais condições estabelecidas pela ECOADVISOR ASSOCIADOS;

3. Comentar a notícia informando nome, telefone e email de contato até 25/01/2015 via Linkedin ou Facebook.

 

obs:

Sorteio e divulgação do resultado ocorrerá no dia 26/01/2014

duvidas enviar email para [email protected]

 

 

TREINAMENTO

Horário: 8h30 às 17h30

Local: Conselho Regional de Química - CRQ/IV
Rua Oscar Freire, 2039 - Pinheiros - São Paulo/SP (entre Metrô Sumaré e Clínicas).

Carga horária: 16 horas

 

APRESENTAÇÃO

O Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Naturais (CTF) instituído pela Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981 é um sistema de auto declaração, que forma o banco de dados para controle e monitoramento das atividades quanto à extração, produção, transporte e comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, produtos e subprodutos da fauna e flora e emissões e transferências.

Todas as empresas enquadradas nessa legislação devem enviar on-line até o dia 31 de março de cada ano, o seu relatório anual de atividades. Em 2010 para atender a compromisso internacional, o Ministério do Meio Ambiente implementou o Registro de Emissão e Transferência de Poluentes (RETP), que usa o modelo janela única com o CTF, no qual os dados declarados das emissões e transferências de poluentes serão de acesso público, sendo necessário que as empresas se adequem ao modelo e atuem com eficácia e eficiência, para minimizar o ônus da organização na coleta de dados e por ventura, que essa sistematização possa trazer melhorias reduzindo a geração resíduos.

No ano de 2013 o Ministério do Meio Ambiente validou com as partes interessadas o Manual do Declarante do RETP ano base de 2013, incluindo linha de corte para identificação de emissões prioritárias a serem consideradas no reporte, bem como necessidade de certificação do RETP para disponibilização pública da identificação das unidades declarantes no ano de 2015.    

 

OBJETIVO

O curso pretende aprofundar o conhecimento de profissionais das áreas de meio ambiente ou produção, responsáveis pelo relatório anual de atividades do CTF IBAMA, de organizações que realizam Atividades Potencialmente Poluidoras quanto à declaração anual de emissões e transferências de poluentes.

O objetivo é fornecer uma visão geral das substâncias RETP e de suas categorias quanto a limiar de reporte, dos métodos disponíveis para estimativa de emissões para o ar, água e solo, com a indicação das situações em que cada método é mais adequado, orientações quanto à utilização dos métodos, e auxílio na utilização de dados disponíveis ou facilmente atingíveis, para estimar de forma custo-eficiente as emissões e transferências de poluentes.

 

PROGRAMA

O curso se desenvolverá por meio da apresentação de material visual, exposição oral do instrutor e pela interação com os participantes, com aplicação de exemplos práticos, sob a forma de oficina de trabalho, sendo o segundo dia voltado para orientação da realização do RETP para os casos trazidos pelos próprios participantes. 

a.         Registro de Emissão e Transferência de Poluentes - RETP

  • Contexto nacional e internacional
  • Toxicologia e efeitos nocivos das substâncias RETP
  • Lista de poluentes e linha de corte
  • Formulário do RETP no Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidora
  • Fonte de informação para aplicação do RETP

b.         Metodologias para quantificação de emissões e transferências de poluentes

  • Cálculo de linha de corte
  • Aplicação de Medidas diretas
  • Aplicação de Fatores de Emissão
  • Aplicação de Contabilização de Materiais e Balanço de Massa
  • Aplicação de Cálculo de Engenharia

c.         Realização de estudo de caso

  • Realização de estudo de caso em diversos processos produtivos e utilidades

d.         Oficina de Implantação do RETP

  • Orientação quanto a pesquisa de metodologias de quantificação e aplicação para os casos específicos dos participantes

 

INFORMAÇÕES

http://ecoadvisor.com.br/